OBITU(DI)ÁRIO DE CAMPANHA
A movimentação na Praça do Ciboila começou cedo, na manhã de ontem, 6 de Junho de 2004. Por volta das 11 horas, chegaram os primeiros simpatizantes, sem megafones, espalhafatos, ruídos ou alaridos, convocando , por gestos, as hostes para um comício impar. A praça foi-se (pre)enchendo de gente comum: o merceeiro, três serventes de pedreiro, a filha do sacristão, o pastor e a Binfica (sua fiel rafeira e companheira das horas mortas). Enfim, uma multidão empurrada pela admiração nutrida pelo (ex)candidato do Bloff e pela (então) confiança na vitória certa. Instantes depois, no palanque, defendiam a nobre causa, figuras anónimas como Ulisses Tromba, Patrocínia Mil Homens, Jacinto Vergonha e Olinda Rata, os quais, entre outros, através de um discurso vincadamente não verbal, mimicavam ilustres e eloquentes elogios ao (então) mais-que-provável futuro ocupante do Parlamento Europeu.
"Dificilmente se repetirá uma mobilização semelhante", avaliava Amilcar Alho, presidente da Junta. "Tento explicar aos meus filhos a emoção que senti, mas tudo que eu possa dizer é pouco. Só quem lá esteve é que sabe."
Um pequeno incidente ensombrou este comício: dois indivíduos, alegadamente irmãos, posteriormente identificados pelo sargento Matracada, no posto da GNR, como "Zé" e, supostamente, "Sôir Mãodele", os quais se faziam transportar numa Famel Zundapp 49CC, tentaram, através de ameaças (um deles trazia uma arma branca), coagir os presentes a abandonar o palanque e as suas imediações...
"Houve relatos de perseguições e tratamentos discriminatórios com os Bloffistas", confidenciou-nos o sargento.
"O nosso receio é que se repitam as cenas de intimidação. Nesta caminhada, já obtivemos vitórias importantes, apesar das várias tentativas de sabotagem desta campanha, a qual, ao contrário da dos outros candidatos, prima pela seriedade...", acrescentou o mandatário do pseudo-candidato do Bloff.
Surpreendentemente o incidente foi sanado, dado que os responsáveis pelo comício decidiram não apresentar queixa, tendo os referidos indivíduos acabado mesmo por empanturrar-se de cabeça de porco e mão de vaca, no almoço convívio oferecido pelos organizadores.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Regressar